Novidades

Receba as últimas novidades sobre viagens e turismo diariamente.

Digite seu email:

Siga-nos no Twitter

Arquivo do blog

segunda-feira, 29 de março de 2010

Flores Guaramiranga Guaramiranga é um das cidades turísticas cearenses cada vez mais conhecidas nacionalmente por seus festivais, shows e diversos atrativos.
Muito apropriadamente, Guaramiranga é denominada a "Cidade das Flores". Há quem a chame de "Suíça Brasileira", quando não a "Cidade Jardim". O fato é que ela é uma cidade que atrai bastante a todos que a visitam.
Mais que isso, enfeitiça. Seu nome é de origem tupi, que significa "Pássaro Vermelho". Guaramiranga está acima de Baturité, no meio do Maciço, com altitude de 865m.

Atrativos Culturais

 Festival de jazz e Blues em Guaramiranga
Há comércio de flores e de artesanato em geral. Algumas peças como cestas, chapéus, bolsas, colares, tapetes em traçados de cipó imbé e esteiras em traçados de taboca são fabricadas pela comunidade local.
Conta com grupos de teatro, danças folclóricas e a Banda Municipal de Música. Tem como destaque uma casa de espetáculos, o Teatro Raquel de Queiroz. Outros atrativos culturais importantes são as Igrejas de Nossa Senhora de Loudes e Nossa Senhora da Conceição e o Convento dos Capuchinos, que já foi um seminário e hoje é uma agradável pousada, tão boa que até parece que foi construída para receber visitantes.
As principais manifestação e tradições culturais são:
1
-Festival Nordestino de Teatro Amador, que acontece todo o ano em setembro, onde reúnem os melhores grupos teatrais do Nordeste e ali saindo premiado a melhor peça teatral;
2-Dia do Município, em 22 de setembro;
3-Festa da Pacroeira Nossa Senhora da Codeição, em 8 de dezembro;
4-Coroação de Nossa Senhora de Fátima, com a realização de novenas durante todo o mês de maio;
5-Arte em Flor, em agosto;
6-Festival de Jazz e Blues, que é a última novidade em carnaval no Brasil, com classe e diferenciação, que já está fazendo o maior sucesso e não adianta chegar de última hora na cidade, estará com todos os leitos esgotados, tendo você que recorrer para pousadas em Mulungu, Pacoti ou Baturité.

Atrativos Naturais

Guaramiranga A serra de Guaramiranga é uma atração natural. De sua rua principal, partem algumas mais - não muitas - como pequenas variantes. Mais a frente estaremos em direção ao famoso "Pico Alto", ponto culminante do Maciço de Baturité, com 1115m de altitude.

Dali, podemos ter uma visão espetacular do sertão lá em baixo, em meio ao verde da vegetação das serras, também podemos ver uma parte do rio Pacoti, que nasce em Guaramiranga mesmo, a 6km da sede. É emocionante e imperdível. Você pode ir até lá pelas trilhas ecológicas ou, ainda, existe um acesso por estrada asfaltada. Não podemos, é claro, esquecer que as flores que alegram e embeleza a cidade não deixam de ser uma atrativo natural.

O acesso Guaramiranga-Pernambuquinho dá a uma sucessão de sítios e árvores gigantescas. Uma viagem que vale a pena. Existe o Parque Ecológico de Guaramiranga, uma área de proteção ambiental, assim conciderada oficialmente pelo Dec. de 30 de fevereiro de 1979.
Sem contar com as Cachoeiras de São Paulo e do Urubu. Outros atrativos são a Linha da Serra e o Parque das Trilhas.
Assim, como Guaramiranga se mostra, não há quem resista. Desse modo, é uma cidade preparada para o turismo, com uma infra-estrutura toda voltada para agradar quem a visita. São hotéis de várias modalidades e classificações, pousadas, spas e restaurantes temáticos. A cidade vem crescendo de forma intensa, apostando nessa economia que dá certo.

O Ecoturismo, então, já tem seus guias treinados para nos levar à aventuras e trilhas, nos ensinando a preservar a natureza. Enfim, só indo até lá para saber realmente o que é Guaramiranga.
rapel-guaramiranga

0 comentários:

Postar um comentário