segunda-feira, 29 de março de 2010
Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses
O cenário paradisíaco do parque espalha-se por uma área de 155 mil hectares, abrigando dunas que chegam a 40 metros de altura, lagoas de águas transparentes com nuances que vão do azul turquesa ao verde escuro, praia desertas e aves migratórias. A principal porta de acesso para a reserva é Barreirinhas, de onde partem os passeios de jipe e as caminhadas que levam às atrações, como as lagoas Bonita e Azul. Dentro do parque, as estradas e as trilhas são de areia e sem sinalização, sendo obrigatório o tráfego em veículos 4x4 e a contratação de guias credenciados (inclusive para os percursos a pé). É recomendável levar água e comidas leves para os passeios, uma vez que não há infra-estrutura de apoio na área protegida pelo parque.
Ir de jipe até as lagoas Bonita e Azul
Contraste de cores forma visual surpreendente.Apesar de estarem relativamente na mesma direção, cada lagoa exige um dia exclusivo de passeio e muita disposição para caminhar em meio às dunas. Para chegar à lagoa Bonita, é preciso subir um monte de areia de 40 metros - há cordas de auxílio ao longo do percurso para ninguém desanimar. Já a lagoa Azul, que faz jus ao nome e é uma das mais concorridas da região, tem acesso menos complicado. Por ali, vale a pena esperar o cair da tarde para assistir o pôr-do-sol de camarote. Entre os meses de abril e junho surgem diversas outras lagoas no entorno de Bonita e Azul, incrementando o visual.
Passear de barco pelo Rio Preguiças
O passeio dura o dia inteiro e segue margeando mangues, buritizais e igarapés. O roteiro inclui paradas nas dunas e lagoas dos Pequenos Lençóis; no farol de Mandacaru - com vista panorâmica -; e em Caburé, para almoço. A viagem prossegue até Atins, foz do rio Preguiças. O tour se encerra com o pôr-do-sol visto da embarcação.
Com quase 70 quilômetros de extensão, a praia de Lençóis é praticamente deserta. A melhor maneira de chegar até lá é a partir da vila de Atins, a uma hora de barco de Barreirinhas.
Voar de monomotor
A melhor maneira de visualizar toda a imensidão dos Lençóis é através de um vôo panorâmico. Os passeios duram meia hora e sobrevoam o parque até o litoral, retornando sobre o rio Preguiças.
Visitar Santo Amaro do Maranhão
Entrada alternativa para os Lençóis Maranhenses, a vila encravada nas dunas abriga a lagoa da Gaivota, uma das maiores da região, de água azul-turquesa e cercada por montes de areia fininha. A profundidade chega a 2,5 metros e o convite ao banho é irresistível. Santo Amaro fica a quase 100 quilômetros de Barreirinhas, sendo que metade do caminho é de trilhas arenosas. Para chegar lá, somente em veículos 4x4. Agências da cidade oferecem passeios de um dia.Farol Preguiças
Vale a pena encarar os 160 degraus que levam ao topo do farol, a 35 metros de altura. Lá em cima, a vista panorâmica descortina o rio, o mar e os Lençóis. Erguido em 1940 no povoado de Mandacaru, o farol fica a uma hora de viagem pelo rio Preguiças.
Assuntos
- Águas de Lindóia-SP
- Belém-PA
- Bombinhas-SC
- Búzios-RJ
- Canoa Quebrada-CE
- Canto Grande
- Curitiba-PR
- Fernando de Noronha-PE
- Florianópolis-SC
- Garopaba-SC
- Guaramiranga-CE
- Jericoacoara-CE
- Lençois Maranhenses-MA
- Monte Verde-MG
- Natal-RN
- Porto de Galinhas-PE
- Porto Seguro-BA
- Praia da Baleia
- Praia da Daniela
- Praia da Tartaruga
- Praia de Ponta Negra-Natal-RN
- Praia do Forte-BA
- Praia do Lázaro
- São Sebastião-SP
- Sertão do Seridó e Pipa-RN
- Teresina-PI
- Turismo no Brasil
- Ubatuba-SP
0 comentários:
Postar um comentário